O Cinismo

Eu até há uns tempos atrás, ainda pensava que aos 29 anos já conhecia as pessoa(s) que me rodeiam, ingenuidade minha. Mas, apesar deste curto ou longo tempo de vida, ainda continuo a ficar estupefacto com a pose/atitude de alg(uma)s pessoa(s), com a(s) suas capacidade(s), para endrominar, e sei lá que mais.... e como consegue(m) ser cínico(s), como isso não afectasse ninguém. Será que não consegue(m) ver que magoa(m) as pessoas, e além de tudo, com estas atitudes e maneiras de ser, somente os afectara "principalmente" a el(e)a(s) e que, só têm a perder....

Eu infelizmente, ao longo dos anos fui “desenvolvendo” esse defeito, que sempre disse que era o que mais abominava nas pessoas, o Cinismo, mas há circunstâncias da vida as quais não podemos fugir e somos enredados nas suas malhas, e não conseguimos evitar de o ser, eu pelo menos, por mais que tente não sou capaz. Mas, à que aprender a distinguir, não é assim tão difícil, à cinismos necessários e que não magoam ninguém, são factos da vida. Mas, quando as pessoas nos mentem a descarada, e agem como nada fosse, fazendo de nós “burros” e ainda tê(e)m a distinta “lata” de se faze(r)m de vitima(s), e reagem como se nada tivessem feito ou dito! Meus amigos, isso eu não suporto, é que é tudo junto, cinismo, falta de carácter… Também não vou referir o nome de ninguém, não o vou fazer porque não estou a falar de niguém em concreto e se estiver, serve um provérbio bem conhecido “Para bom(a) entendedor(a) meia palavra basta”… O que até agora parece que ainda não percebe(eu)ram (e ainda tenho esperanças de estar enganado), mas vamos dar tempo ao tempo, não dizem que cura tudo, já começo a ter as minhas duvidas, mas vamos ver…

9 comentários:

Ri disse...

???
Que se passa? Sei que a gente já não fala a algum tempo, por isso não estou a par das cenas! Mas este fim-de-semana pomos a conversa toda em dia!
Jokas! Até sexta!

Yashmeen disse...

É mesmo como tu dizes, "para meio entendedor...". O mais engraçado é que essas personagens acham-se mais inteligentes que toda a gente, mais espertos que o mundo em geral e acham que nunca são descobertos/desmascarados... até um dia, claro.

Unknown disse...

pois é yashmeen, e serve mais uma vez um ditado popular "Mais depressa se apanha um(a) mentiroso(a) que um(a) coxo(a)." e ajo que com isto fica tudo dito....

Paula disse...

Continuando com a sabedoria popular: "Estamos sempre a aprender e morremos sem saber"!!! Mas não te desiludas, tenho a certeza que tens amigos verdadeiros, que nunca te irão desiludir!
Agora já sou eu a imaginar (lol): de certeza que esse alguém que te desiludiu, já se tinha mostrado uma pessoa de pouca confiança, certo? Muitas vezes, nós é que não queremos ver aquilo que está à nossa frente!

Unknown disse...

Pois Paula, nisso, é capaz de haver um pouco de razão, Mas como se começou com a sabedoria popular nada como continuar... "O pior cego é o que não quer ver.". Em relação aos amigos vou descobrindo que não tenho amigos mas sim verdadeiros tesouros... E para rematar - "Existem pessoas que nascem sorrindo, vivem fingindo e morrem mentindo"

Paula disse...

Essa frase é linda... Não conhecia!

Yashmeen disse...

Essa do morrer a mentir, eu acredito que há gente que o pratique. Parece que lhes está na massa do sangue. :S

Anónimo disse...

Perece que há gente que é cínica para si própria e não chega a perceber que o é, mente a sí propria e por isso pensa que é muito boa...enfim ilusões...

Luz disse...

Desculpa estar a comentar um post tão antigo, mas será que há mesmo cinismos necessários ???
Eu acho que não!

Fica bem

Luz